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Formação de preço de vendas - Coluna #4 JC

Esta é uma questão fundamental na vida de qualquer empresa. Quanto devo cobrar pelo meu produto? Lembrando que todo o dinheiro que uma empresa pode aferir vem de seus clientes. Isto cria uma espécie de “sinuca de bico”, já que o preço de venda deve ser baixo o suficiente para ser atrativo e competitivo, e alto o suficiente para trazer lucro para a empresa.


Nos livros de Administração existe uma fórmula definida para cálculo do preço de vendas, afirmando que este é igual à soma do custo de aquisição da matéria prima, mais o custo de produção, somado aos impostos e ao lucro desejado. Mas, será que o cliente concorda com isto? Na verdade, não. O cliente concorda em pagar o preço de mercado, ou seja, aquilo que ele entende ser o correto para determinado produto ou serviço.


Portanto, ao invés de calcular o preço e colocar no mercado, o correto é entender quanto o mercado está disposto a pagar pelo produto e, então aplicar a fórmula para ver se com este valor é possível satisfazer a necessidade de lucro da organização.


A primeira etapa a ser considerada nesta análise é o custo de aquisição de mercadorias, onde alguns componentes podem impactar diretamente neste custo, tais como: tributos que incidem sobre a compra, créditos de impostos e o custo de transporte, o qual pode ser um determinante na aquisição de insumos do fornecedor A ou B. Quando o produto passa por um processo de fabricação, os gastos gerais de fabricação, incluindo mão de obra, uso de equipamentos e custos fixos também devem ser considerados.


Uma vez encontrado o custo de aquisição correto, as despesas para a venda do produto, juntamente com a margem de lucro desejada, devem ser consideradas. Existem tributações diferentes entre os estados do Brasil, além de que a venda para o uso próprio, para revenda ou para aplicação na industrialização também podem ter tributações diferentes.


Os custos de vendas, como por exemplo, todo custo comercial, custos administrativos e financeiros precisam ser avaliados neste processo e para isto, uma boa gestão financeira é fundamental.


Ao final desta análise, caso a margem de lucro possível esteja OK, basta ir para o mercado. Todavia, se esta não estiver de acordo, todo este processo precisa ser revisto, já que não possível aumentar o preço da venda


Se você ficou com dúvidas ou quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, nos procure através de nossos contatos.


Por Célio Valcanaia

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