top of page

CEST, é importante para a minha empresa?

Muitas vezes nos deparamos com siglas e mais siglas dentro do mundo fiscal. Lembrar de todas, é difícil e mais difícil ainda saber para que servem. Podemos dizer que o CEST é mais uma delas, mas o que é CEST?


Definição:


CEST é o Código Especificador da Substituição Tributária. Sua principal função é identificar quais os produtos que estão sujeitos ao Regime de ST.


Onde é utilizado:


a) NF-e

b) NFC-e

c) Bloco X (Redução Z)

d) Bloco K

e) EFD ICMS/IPI

f) EFD Contribuições


Obrigatoriedade:


Criado em 2015 pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) através do Convênio ICMS 92/2015, teve sua obrigação na NF-e iniciada em 01/07/17 e posteriormente incorporou as demais obrigações acessórias.


A obrigatoriedade do CEST se aplica a todas as empresas que emitem NF-e ou NFC-e, onde o produto relacionado esteja com seu NCM enquadrado na lista do CEST, mesmo que a operação não seja venda ou o estado onde a empresa se encontra localizada, não seja signatário de acordos de ST. Esta sistemática também se aplica às vendas com Cupom Fiscal em Santa Catarina, devido a entrega do Bloco X.


No EFD ICMS/IPI e no EFD Contribuições, a RFB (Receita Federal do Brasil) estabeleceu que esta informação seja prestada no registro 0200, referente ao cadastro de produtos.


Onde encontrar a tabela CEST:


Esta tabela pode ser localizada no site do CONFAZ, através do link: CONVÊNIO ICMS 142/18 — Conselho Nacional de Política Fazendária CONFAZ.É importante ressaltar que esta tabela pode sofrer mudanças, então devemos ficar atentos e consultá-la periodicamente.


Outra situação a ser mencionada, é que um NCM pode ter vários códigos CES, desta forma, você terá que analisar onde o seu produto se encaixa.


Como exemplo podemos citar o NCM 2202.91.00 - Cerveja sem álcool, se for pesquisado o NCM na tabela CEST, vamos encontrar:



Para empresas de Santa Catarina, no Portal do SAT existe uma opção para consulta do CEST pelo NCM. Para acessar esta opção, você deverá ter um usuário e senha cadastrados.


Acessando o portal, acesse aplicações/Áreas/Tabelas Nacionais/Consulta de NCM conforme abaixo:



Agora, basta informar o NCM e clicar no botão “Buscar”. Caso o NCM esteja na lista do CEST, o código será apresentado conforme o modelo abaixo:



Composição do CEST:


Conforme o CONFAZ, o CEST é formado por sete dígitos conforme abaixo:


a) O primeiro e o segundo dígitos correspondem ao segmento do bem e mercadoria;

b) Do terceiro ao quinto dígitos correspondem ao item de um segmento de bem e mercadoria;

c) O sexto e o sétimo dígitos correspondem à especificação do item.


Conclusão:


Sim, o CEST é importante para que seja possível atender corretamente as obrigações acessórias entregues pela empresa.


Esperamos que tenham gostado do conteúdo, nos vemos em breve!


Ficou interessado por nosso sistema? Entre em contato conosco!


Autor: Jacób E. de Oliveira Neto

Comments


bottom of page