Com certeza você já ouviu falar sobre essa sigla “ERP”, mas diante de tanta atualização no meio da informática, fica-se a dúvida de o que ela significa e para o que ela serve… e por isso iremos te explicar detalhadamente esse assunto.
ERP quer dizer Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), ou seja, um sistema de gestão integrado, confiável e de fácil acesso. Uma das funções atribuídas a esse sistema é a capacidade de levantar dados e informações relevantes para possíveis diagnósticos e tomadas de decisões, essas que podem trilhar novos passos da organização/empresa em questão.
Muitos gestores ainda desconhecem essa solução que veio para revolucionar a gestão das empresas. Eles não sabem quais são suas funcionalidades e como podem agregar desde as rotinas mais simples até as mais complexas.
Essa tecnologia favorece a análise de dados e torna as decisões mais precisas e elevam o crescimento das empresas, focando na comunicação entre setores e a rentabilidade do seu negócio. Ou seja, é uma centralização de informações dos mais diversos setores de uma empresa, sejam eles: vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
A partir dessa centralização, torna os processos mais fluidos e práticos, visto que são compartilhados com toda a corporação, facilitando o acesso e eliminando a duplicidade de algumas informações.
Há mais de 100 anos iniciou o desenvolvimento do sistema ERP e, nesse meio tempo, foram incorporados métodos e módulos diferenciados para integrar as atividades das companhias. A tecnologia foi evoluindo conforme as décadas iam avançando e até hoje isso acontece. Dessa forma, constantemente os sistemas ERPs (a as diversas tecnologias existentes) passam por mudanças e continuam evoluindo para trazer o que existe de mais atual.
Um ERP atua diretamente na evolução e não apenas tecnológica, mas na administração das empresas, monitorando valores, estoques, entradas e saídas, facilitando o processo de integração de dados e de tomada de decisões.
Hoje o ERP é um dos melhores amigos de empreendedores, pois com essa ferramenta torna-se mais fácil de gerir uma grande corporação e ter controle de tudo o que acontece desde o chão de fábrica até o mais alto cargo da empresa.
Comentarios